
Uma imagem divulgada nesta quarta-feira pelo jornal inglês “Manchester Evening News” mostra os efeitos devastadores de uma droga que, por enquanto, é lícita na Grã-Bretanha.
Conhecido como ecstasy líquido, o GLB (gama-butirolactona) foi usado por Mikaila Tyhurst, 22, por quatro anos. Durante esse período, ela perdeu os dentes da frente em uma queda causada pelo uso excessivo do solvente, teve uma lesão hepática e quase morreu de overdose.
“Quando olho a foto da minha festa de aniversário de 18 anos e vejo o quanto mudei fico muito triste. A droga destruiu minha vida”, diz.
Efeitos devastadores
Parecido com o “Boa Noite Cinderela”, o GLB é a droga mais usada por jovens na Grã-Bretanha.
Embora muitos usuários acreditem que ela tenha poucos efeitos colaterais, os médicos alertam que a substância usada em esmaltes de unha, produtos de limpeza e solventes, quando associada ao álcool, pode levar à morte.
“O GBL causa problemas respiratórios, irregularidade das batidas do coração, anorexia extrema, colapso cardiovascular e convulsões”, explicou o médico Sean Cummings em entrevista à AFP.
Proibição
Após a divulgação de fotos como a de Mikaila e ciente da extensão do consumo da droga que cresceu cerca de 500% em seis anos, o governo da Grã-Bretanha estuda proibi-la até o final do ano. O problema é que as autoridades pretendem inseri-la no grupo C, abaixo da maconha.
“O GLB é tão perigoso quanto a heroína e o ecstasy. Por causa de sua letalidade quando combinado ao álcool deveria estar na classificação A”, disse Maryon Stewart em entrevista ao jornal.
Ela promove uma campanha para banir o entorpecente desde abril, quando sua filha, uma estudante de medicina de 21 anos, morreu de overdose da droga.
“Todos precisam entender que essa droga não é segura e que é preciso pensar antes de usá-la. Ninguém quer proibir a diversão dos jovens, mas é um hábito perigoso. Se ela soubesse que havia qualquer tóxico na substância que tomou teria pensado duas vezes. Se fosse uma droga ilegal isso não teria acontecido”, disse Maryon à AFP.