CAMPINAS CRIA COORDENADORIA DE PREVENÇÃO AS DROGAS
Texto: Alberto Dini e Tiago de Souza / Vídeo: Rede Familia
Usar todos os meios e recursos disponíveis para evitar, impedir, retardar, reduzir ou minimizar o uso, abuso, dependência e prejuízos relacionados ao consumo de substâncias psicoativas licitas ou ilícitas. Esta é a principal atribuição da Coordenadoria de Prevenção às Drogas, criada pela Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública.
A Coordenadoria de Prevenção às Drogas será dirigida por Nelson Hossri Neto, que será assessorado por Rosa Paula Selhi, ambos com significativa experiência na área.
Segundo Nelson, a Coordenadoria irá atuar em diversos sentidos e ambientes, realizando palestras gratuitas e outras atividades em escolas públicas e particulares, empresas, clubes e associações comunitárias ou religiosas.
“Também trabalharemos na criação de grupos para dependentes de álcool e outras drogas, sem esquecer dos co-dependentes, que são os familiares dos que têm esse problema. Vamos trabalhar na disseminação de informações sobre os riscos de cada droga, seja tabaco, álcool, maconha, cocaína, crack, LSD ou ecstasy”, afirmou o coordenador.
Nelson afirmou que pretende trabalhar de forma integrada com as outras secretarias municipais e com a Secretaria Nacional Anti Drogas (SENAD) do governo federal.
A Coordenadoria de Prevenção às Drogas deve entrar em funcionamento efetivo dentro de quatro semanas na avenida Moraes Salles, 2830, casa 1, Nova Campinas. Por enquanto, Nelson e Rosa Paula estão trabalhando na estruturação física e do site da Coordenadoria.
Nelson Hossri Heto
Advogado formado pela Universidade de Ribeirão Preto, Nelson Hossri Neto trabalha na área de prevenção às drogas desde 2005, quando criou a ONG Sou Feliz Sem Drogas, da qual foi presidente. Tem curso de especialização em dependência química pela Universidade Federal de São Paulo.
Rosa Paula Selhi
Rosa Paula Selhi é mãe de Felipe Selhi, que foi assassinado aos 17 anos por dois moradores de rua na praça Quebra Ossos, em maio de 2010. Dedica-se desde essa data ao Movimento Felipe Selhi, que desenvolve atividades preventivas junto a moradores de rua. A Prefeitura de Campinas revitalizou o local, que ganhou luminárias e câmeras da CIMCamp. Desde outubro de 2010, quando foi reinaugurada, tem o nome de Praça Felipe Selhi.
Avenida Anchieta, nº 200 – Campinas - SP – CEP: 13015-904 — PABX: (19) 2116-0555 — CNPJ 51.885.242/0001- Prefeitura Municipal de Campinas - © Todos os direitos reservados