16 de jan. de 2014

Campinas/SP é referência para o Brasil em tratamento e prevenção às Drogas

Notícia

Jornalista: Izabel Alonso
Fotos: Toninho


Campinas recebe mais 99 cartões para o Programa Recomeço


Campinas recebeu mais 99 cartões do Programa Recomeço para tratamento de dependentes químicos que voluntariamente procurarem ajuda. Nos primeiros três meses de atividades, 303 pessoas foram atendidas pela Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e 100 dependentes encaminhados para tratamento.
Jane Valente (Secretaria de Assistência Social), Prefeito de Campinas Jonas Donizette e Nelson Hossri (Coordenador de Prevenção às Drogas).

O prefeito Jonas Donizette entende que Cartão Recomeço é uma grande oportunidade para as pessoas que tem algum grau de dependência de drogas conseguirem tratamento em comunidades terapêuticas. “Os números desses três primeiros meses confirmam isso, pois para algumas famílias o custo do tratamento se torna elevado e, com a adesão ao programa, o usuário pode se tratar e conquistar a oportunidade de recuperação”, enfatizou.

O programa, desenvolvido pela Prefeitura de Campinas, é uma iniciativa do governo de São Paulo que visaampliar e facilitar o acesso ao atendimento dos usuários de drogas em entidades especializadas. O Cartão Recomeço custeia as despesas de recuperação dos dependentes químicos que buscarem ajuda voluntariamente repassando diretamente para a entidade credenciada o valor de R$ 1350,00 mensais por usuário.

O Cartão Recomeço é uma política pública de prevenção e tratamento do álcool e outras drogas que, nos primeiros três meses de ação em Campinas, além das 100 pessoas encaminhadas para comunidade terapêutica, 203 foram referenciadas para a rede de Saúde e Assistência Social para exames e triagem, orientação e aconselhamento ou encaminhamento para grupos de co-dependentes ou grupos de dependentes e outras atividades externas.


Para o responsável pela Coordenadoria de Prevenção ao uso de Drogas, Nelson Hossri, a chegada dos novos cartões é o resultado do trabalho sério e incessante que vem sendo desenvolvido pela equipe técnica da coordenadoria. “Estamos trabalhando com uma política séria de tratamento e prevenção às drogas. Nunca tivemos algo que atendesse tão prontamente o dependente e a sua família, tanto que em três meses atendemos mais de 300 pessoas e conseguimos a internação de 100 dependentes pelo Cartão Recomeço”, colocou.

Conquistas

Conforme a secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Jane Valente, a conquista dos novos cartões atende as expectativas da Pasta que, por intermédio da Coordenadoria de Prevenção ao Uso de Drogas, tem se aproximado cada vez mais das pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social, por conta do uso de substâncias psicoativas. “A equipe tem se dedicado muito na busca ativa dessa população e a chegada dos novos cartões reafirma a importância desse trabalho para garantir o tratamento dos dependentes químicos que desejam ser tratados de forma voluntária”, comentou.

De acordo com o Hossri, outra conquista dessa inovadora política pública foi o reconhecimento pela Unidade de Pesquisa em Álcool e outras Drogas (UNIAD) que destacou, em 2013, o município de Campinas por meio da Coordenadoria de Prevenção às Drogas como excelência em tratamento e prevenção junto ao programa “Recomeço”.

Para esse ano, a expectativa da equipe que atua na Coordenadoria é chegar aos 500 cartões até o final de 2014, além de criar a coordenadoria itinerante com o objetivo de aproximar ainda mais o poder público da população”, destacou Hossri.

Coordenadoria

A Coordenadoria de Prevenção às Drogas, órgão responsável, no município, pelo cadastramento das instituições interessadas no atendimento, pela triagem, orientação, encaminhamento e acompanhamento dos dependentes junto às comunidades terapêuticas durante o período de tratamento, funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, na Rua Barreto Leme, 1.550, Centro.

Além dos encaminhamentos do Cartão Recomeço a Coordenadoria oferece palestras preventivas, atendimento individual e em grupo, orientação e aconselhamento, prevenção universal, seletiva e indicada; campanhas preventivas e programação em bairros.