25 de jul. de 2014

PREFEITO DE CAMPINAS RECEBE MEMBROS DO COMEN - CONSELHO MUNICIPAL DE ENTORPECENTES



O prefeito Jonas Donizette recebeu na manhã desta sexta-feira, 25 de julho, os membros do Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEN). No encontro, realizado na Sala Azul da Prefeitura com a presença da Secretária de Cidadania, Assistência e Inclusão Social, Jane Valente, o coordenador de Prevenção às Drogas, da Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e também presidente do COMEN, Nelson Hossri Neto, apresentou os Conselheiros e as ações a serem realizadas pelo órgão.

O prefeito enfatizou a importância da democracia participativa, exercida através dos Conselhos. “A participação social é fundamental para conseguirmos melhorar nossa cidade, especialmente em assuntos tão polêmicos quanto o uso das drogas. Por isso, parabenizo a iniciativa de vocês em se envolverem nesse embate”, disse Jonas.

Hossri destacou que a administração já avançou, com a implementação do “Cartão Recomeço”, do programa “Crack, é possível vencer”, entre outros, mas que ainda há bastante a ser feito. “Precisamos criar novas políticas públicas, firmar parcerias com novas comunidades terapêuticas, dialogar com a sociedade”, explicou o coordenador.


COMEN


O conselho é constituído por 12 pessoas – doze titulares e doze suplentes -, entre as quais representantes da Administração Municipal, de ONGs, instituições ou entidades da sociedade civil, representantes de dependentes em recuperação, de universidades e faculdades, de clubes de serviço – Alcoólicos Anônimos – e representantes de entidades de assistência social.


Criado pela Lei 6.849, de 1991, o COMEN é um órgão de orientação normativa e de fiscalização geral dos programas de prevenção, orientação, recuperação e reinserção social do município. Tem como objetivo propor as diretrizes da política municipal de prevenção ao uso indevido de drogas e substâncias que causam dependência física e ou psíquica.


O órgão é consultivo, deliberativo, fiscalizador e normativo das questões sobre droga no âmbito do município. É ligado à Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social e vai funcionar na Casa dos Conselhos, na rua Ferreira Penteado. As reuniões vão ocorrer toda última quarta-feira do mês, às 9h.