19 de fev de 2015

20 de FEVEREIRO - DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO



"Alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo, perdendo apenas para a doença do coração e câncer, mas vale lembrar que em muitos casos a doença do coração e alguns tipos de câncer foram desenvolvidas devido ao uso e abuso da bebida alcoólica", relata Nelson Hossri, especialista em dependência química.


DIA 20 DE FEVEREIRO É O DIA NACIONAL DE COMBATE AO ALCOOLISMO (DOENÇA CRONICA, PROGRESSIVA, ESPIRITUAL, FÍSICA, MENTAL E INCURÁVEL).

Há uma grande variedade de bebidas alcoólicas espalhadas pelo mundo, fazendo do álcool a substância psicoativa mais popular do planeta.

Obtido por fermentação ou destilação da glicose presente em cereais, raízes e frutas, o etanol (ou álcool etílico) é consumido exclusivamente por via oral. O Brasil detém o primeiro lugar do mundo no consumo de destilados de cachaça e é o quinto maior produtor de cerveja.

O álcool é a droga preferida dos brasileiros (68,7% do total), seguido pelo tabaco, maconha, cola, estimulantes, ansiolíticos, cocaína, xaropes e estimulantes, nesta ordem. No País, 90% das internações em hospitais psiquiátricos por dependência de drogas, acontecem devido ao álcool. Motoristas alcoolizados são responsáveis por 80% dos acidentes fatais em São Paulo.

O alcoolismo é a terceira doença que mais mata no mundo. Além disso, causa 350 doenças (físicas e psiquiátricas) e tornam dependentes da droga um de cada dez usuários de álcool.

O álcool é a droga que mais faz vítimas; e é a mais consumida entre os jovens no Brasil. O índice de câncer entre os bebedores é alarmante, quer por ação tópica do próprio álcool sobre as mucosas, quer por conta dos aditivos químicos de ação cancerígena que entram no processo de fabricação das bebidas.

Fonte: ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas)